Café, mitos e verdades

Quem não gosta daquele perfume da manhã, quem é que resiste aquele cheirinho de café logo cedo???
Pra mim o dia só começa depois de uma boa xícara de café, ele me trás para o dia, ele me acorda e me dá o animo preciso pra enfrentar a correria do dia
O café é uma das bebida
s mais consumidas do mundo todo, seja ele fraco ou forte, doce ou amargo, quente ou gelado... Enfim, mais uma coisa que sempre escutei é que muito café faz mal, será???
Muitas pessoas tem o café como uma paixão e estudam sobre os sabores e seus benefícios, e por ser uma bebida popular na mesa de todo mundo, quem é que não gosta de dar seu pitaco sobre ele?!
E para acabar com alguns "serás" sobre o assunto, fiz uma breve pesquisa sobre os mitos e verdades do café, e resolvi compartilhar com vocês, então se você é fã do pretinho básico como eu, fique feliz pois as impressões são mais positivas do que negativas!!!
Então vamos lá:

Café tira o sono??
Verdade

Sim, é verdade. Em excesso a cafeína pode alterar a qualidade do sono e gerar insônia se consumido no período noturno. Por ser uma substância estimulante, a cafeína faz com que o sistema nervoso seja acionado, levando as glândulas a liberarem adrenalina, o coração a bater mais rápido e o sangue a ganhar mais glicose, provocando aumento da concentração e estado de alerta.

Crianças não podem tomar café??
Mito

Não é a bebida preferida das crianças, mais contém cafeína em vários outros alimentos que eles consomem (refrigerantes, chocolate, etc) Mais se a criança tiver gosto pelo café, ela pode tomar desde que seja sem excesso.

Café deixa a pessoa mais Atenta??
Verdade

Olha aí ta vendo porque minhas faxinas rendem hahaha. Na pesquisa que eu fiz diz que uma simples xícara de café forte, tomada em jejum, pode produzir em poucos minutos um aumento da acuidade mental e sensorial, além de elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais alerta e proporcionando bem estar.

Café vicía??
Verdade

Xiiiii lascou!!!! Sim é verdade, o grande consumo de cafeína pode causar dependência, pois ocorrem adaptações celulares causando tolerância aos efeitos que a cafeína produz. E se a pessoal diminuir a quantidade de café consumido do que de consumo pode apresentar dores de cabeça, letargia, ansiedade e nervosismo.

Café ajuda no emagrecimento???
Verdade

A cafeína ajuda aumentando o metabolismo, e consequentemente a queimar mais calorias. Mais é bom lembrar que a forma mais correta é atividade física e uma boa alimentação

Café faz mal??
Mito

Se consumido moderadamente (até quatro xícaras pequenas por dia, de forma espaçada), o café não faz mal. Ao contrário, promove diversos benefícios. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, o café pode diminuir a formação de colesterol ruim, no entanto, o café expresso não é recomendado para a promoção desse benefício. O mais indicado é que o café seja coado emfiltrode papel. Outros benefícios citados são menor risco de infarto e AVC.

Café envelhece?
Mito

Nada disso, bem pelo contrário... Por conter substâncias antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres no organismo, o café pode trazer benefícios para a pele e demais estruturas. Ou seja além de delicioso ajuda na nossa "belezura"

O café ajuda a aliviar a dor de cabeça???
Verdade

A cafeína de uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio da enxaqueca, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça. Não é a toa  que a maioria dos remédios para dor de cabeça são a base de cafeína.

O café é prejudicial a gestantes??
Verdade

O café, assim como refrigerantes de cola, guaraná e chá preto, deve ser consumido com moderação. Quando ingerida em excesso, a cafeína presente nestas bebidas pode causar danos ao sistema nervoso do bebê.
Sendo assim já podemos respirar e brindar com uma xícara de café, o nosso pretinho básico de todos os dias nos trazem sim muitos benefícios, basta consumir com moderação e super apreciar aquele que nos trás o Bom dia todos os dias. :)

 




0 comentários:

Postar um comentário