Peru de Natal Recheado

Receita boa é aquela que você acha tudo na geladeira e essa receita é uma dessas, uma receita muito suculenta, nada de correr o risco do Peru ficar com a carne seca, o segredo é o tempo que fica na marinada e a manteiga que antes de assar a gente vai colocar... Então chega de conversa e vamos lá.
 Peru de Natal

Ingredientes
Peru de 4 a 5kg
2 xícaras de chá de vinho branco
Suco de 1 laranja
50 ml de shoyu
1/2 maço de salsinha
8 dentes de alho
Pimenta do reino moída 
5 folhas de louro
4 raminhos de alecrim fresco
2 cebola grande cortada
1 cenoura grande cortada em rodelas largas
sal a gosto
manteiga


Modo de fazer

Para a marinada bata em um mixer ou liquidificador o alho, a pimenta, o sal, o vinho, 1 cebola, o shoyu, o suco da laranja e a salsinha, veja se está bom de sal.
 Com o Peru já lavado e sem os miúdos que veio dentro (os miúdos vamos fazer uma farofa) coloque dentro a metade da cenoura e metade da outra cebola cortada, coloque também os 2 raminhos inteiros de alecrim e umas 2 folhinhas de louro, coloque o Peru em saco de culinária, se não tiver pode ser esses que compramos pra congelar alimentos, jogue a marinada em todo Peru, tendo certeza que ele está bem molhadinho, lembre-se de colocar a marinada dentro do Peru também. 
Coloque o restante da cenoura, da cebola, alecrim e as folhas de louro espalhados dentro do saco, feche bem e leve para a geladeira. 
Vire e mexa o saco umas 3 vezes até o horário de levar ao forno para que a ave fique bem envolvida nesse tempero. 
Pronto, o Peru já está na marinada e vai ficar nesse tempero 24hs para absorver bem o sabor.

Com os miúdos vamos fazer uma farofa bem saborosa para rechear, mais se você não gostar dos miúdos pode usar somente as azeitonas e frutas cristalizadas que tem tudo a ver com a época.

Farofa de miúdos 

Miúdos do Peru picado
3 colheres de azeite
cebola em cubinhos
2 dentes de alho amassadinhos
sal
Pimenta calabresa
Azeitonas pretas picadinhas a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
1 xícara de chá de farinha fina de mandioca ou milho

Modo de fazer

Aqueça o azeite e frite até dourar a cebola, acrescente o alho e a pimenta, frite os miúdos já picados até ver que está bem dourado. Acrescente a farinha, mexa bem acrescente a azeitona e adicione o sal, por último já com o fogo desligado coloque a salsinha. Essa é aquela hora que se você gostar, pode colocar 2 colheres de uva passas e matar quer não gosta 
 ?

Hora de Assar o Peru

Lembra que eu falei que o segredo pra ele não ficar seco era a manteiga então vamos lá.

Retire o Peru do saco e reserve toda a marinada, com a ajuda de uma faca solte a pele do Peru o máximo que conseguir, até que fique bem solta da carne, tente não rasgar, depois de ter feito isso, com as mãos espalhe manteiga entre a pele e a carne deixando bem melecado. 
Isso dará umidade e deixará bem suculento.

Depois disso, recheie com a farofa de miúdos. Jogue a marinada por cima e leve ao forno coberto com papel alumínio, asse por umas 2 hs depois disso retire o papel e leve ao forno até que o pino suba, lembre-se de regar sempre com a marinada para ajudar que ele tenha o sabor e a umidade.

? Um pulo do gato pra saber se o ponto do Peru está bom.

Para ter certeza se o peru já está assado, com uma faca fina, fure o peito da ave, se escorrer um caldo rosado é porque ainda está cru, se escorrer um caldo transparente a carne já está assada.

? Na hora de decorar.

Como já é uma data tão corrida, quanto menos a gente inventar melhor né, afinal a ceia tem que estar linda mais a gente também, então eu costumo comprar já pronto em uma padaria próximo de casa fios de ovos e cerejas em calda, assim decoro o contorno do Peru, fica lindo e saboroso.

É isso meninas, parece trabalhoso, mais é muito tranquilo, eu amo essa receita e espero que gostem, e depois não esqueçam de me contar. ?

Beijinhos e ótima ceia....


Ho Ho Hooouuu!!!!

0 comentários:

Postar um comentário